capelinha de melão




















Fiz esta capelinha de melão para encerrar o mês junino, de festas, fogueiras e noites estreladas.
"capelinha de melão, é de são joão,
é de cravo é de rosa é de manjericão..."

10 comentários:

  1. Lindo....lindo....lindo!!!!!!!!!! Bjus (quero ver toda coleção aqui no blog......) CIDINHA ARAUJO

    ResponderExcluir
  2. Tão linda que fiz um link em meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que lindo!
    Sou apaixonada pelas festas juninas.
    Posso colocar no meu blog?
    Tá um amor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fabiana,

    Eu também adora as festas de são joão. pode sim colocar a capelinha de melão. e não se esqueca de colocar o link da postagem ok?

    abraço!

    Adriana Franca

    ResponderExcluir
  5. A palavra "capela" designa também "reunião de foliões durante o São João". Então, "capelinha" é um pequeno folguedo junino.

    A capelinha-de-melão é um pequeno auto do Rio Grande do Norte, com cânticos pastoris e danças, realizado na noite de São João.

    Acompanhado por orquestra de violão, rabeca e clarineta solista (atualmente incluem-se sanfona e pandeiro), um grupo de moças, em número par, exibe-se num tablado ao ar livre, com roupas e sapatos brancos, tendo à cabeça uma capelinha de flores de melão-de-são-caetano, em torno de um diadema enfeitado com papel crespo.

    Cada dançarina possui uma tira larga de cetim (hoje substituído por papel crepom), vermelho ou azul, que, partindo do ombro esquerdo, termina por um grande laço na cintura direita. Estão elas divididas em duas alas, entre as quais caminha a Diana, figura clássica, com faixas azul e vermelha entrecruzadas no busto.

    As participantes cantam e dançam, tendo à mão uma lanterninha com vela acesa e uma bandeirola com a efígie do santo. Depois que sobem ao palco-tablado, deixam as lanternas, mas continuam segurando as bandeirinhas.

    O bailado tem de oito a dez partes, com coreografia e cantos próprios, terminando todas com o estribilho: “Capelinha de melão / é de São João, / é de cravo, é de rosa, / é de manjericão” — que também é canto dos foliões da capela.

    No fim da última parte, duas dançarínas retiram o diadema da cabeça e, substituindo-o por panos enfeitados com moedinhas de papelão dourado ou canutilhos, assumem aspecto de ciganas (hoje substituídas por baianas): com uma bandeja na mão, percorrem a platéia masculina pedindo esmolas, ao som de um canto, respondido em coro pelas que permaneceram no tablado.

    Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora

    ResponderExcluir
  6. DUAS AMIGA COMENTAM NO FACE SOBRE A "CAPELINHA"

    Sueligarcia Garcia: muito legal!!


    Zuleica Leal: Quem não sabe essa música? Na minha infância eu cantei muito....e quando vi este "melão como capelinha" nossa fiquei sem palavras com tanta criatividade.


    Sueligarcia Garcia: Verdade, eu amei! Procurei todos os ingredientes que tem na musica na capela e fiquei mais encantada qdo achava. Parabéns pela criatividade, simples e infinitamente lindo!!!


    Zuleica Leal: Sim, Su!! Foi isso que me encantou...achei todos os ingredientes..não é bacana. Essa pessoa merece nossa homenagem.

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo e esclarecedor! Vou compartilhar, posso ?

    ResponderExcluir
  8. Cara Adriana,

    Fiquei curioso sobre o processo de criação dessa capela. Como veio a ideia de fazer uma capelinha literalmente de melão? Você tem outras fotos dessa obra?

    Obrigado. (Estou investigando a origem da história que se formou de que isso seja uma tradição de folguedos juninos.)

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto, na verdade esta capelinha foi uma invenção. Fui incumbida certa vez de decorar a festa junina na escola da minha filha. Eu e outra mãe acabamos "carregando o piano" sozinhas. E a certa altura do trabalho prometemos uma a outra que sendo assim, faríamos a festa mais linda de todos os tempo. E fizemos realmente uma linda festa. Pegamos as músicas de São João e realizamos algumas delas. E a capelinha de melão não foi difícil de realizar. E durante a festa, as crianças com devoção, se ajoelhavam diante da capelinha, faziam pedidos ... e acabou se tornando uma tradição daquela escola. Mudei para São Paulo (isto foi em BH) e trouxe a capelinha para a escola daqui. Sucesso absoluto, hoje ela tem um pequeno coreto só para ela. E outras mães, pais e professores é quem criam novas capelinhas. Já teve até exposição com várias feitas por outras pessoas. De lá prá cá, ela já se tornou do mundo, saiu das minhas mãos. O que sei, como a explicação de um comentário acima, é que ela tem origem em uma dança do Rio Grande do Norte, e o melão citado é uma flor, que se abre e é cheia de sementes vermelhas dentro. É desta flor que fala a música. Mas pra mim, esta capelinha é minha oferenda ao São João que tanto gosto. Abraços!

      Excluir
  9. Ah Roberto, para te enviar outras fotos, você precisa me enviar seu email. Envie para contato@passaroachado.com.br

    ResponderExcluir

Olá, sinta-se à vontade para participar do nosso blog através do seu comentário. São benvindos suas opiniões, palpites, idéias... Coloque um pouquinho de você aqui. Mas caso você necessite de informações mais objetivas como pedidos, preços, consultas, o melhor é entrar em contato diretamente através do email contato@passaroachado.com.br